Sobre mim

Olá, sou Adelino Matos professor do ensino básico e com um gosto especial pela arte.

Nasci a nove de março de 1960, na freguesia de Granja do Ulmeiro, concelho de Soure, distrito de Coimbra, resido atualmente na Figueira da Foz.

Exerço a função de professor, fui durante 25 anos responsável pela gestão  do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, como Diretor, Presidente do Conselho Diretivo, Presidente da Comissão Provisória Instaladora e Presidente do Conselho Executivo.

A minha formação académica passa pela Licenciatura em Ensino de Educação Tecnológica – variante em Educação Visual e Tecnológica, Especialização Pós-Graduada em Administração e Gestão Educacional, Mestrado em Administração e Gestão Educacional e finalmente o Doutoramento em Liderança Educacional.

Na formação profissional participei em muitas ações de formação, destaco o Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração, promovido pelo Instituto Nacional de Administração e pela Direção Geral dos Recursos Humanos da Educação.

Eleito pelos Presidentes dos Conselhos Executivos/Diretores para o Conselho de Escolas, pelo Distrito de Coimbra, desempenhei o cargo de Conselheiro entre 2007 e 2010.

Eleito membro da Comissão de Supervisão do processo eleitoral do Conselho Municipal de Educação em 2003.

Representante do Pessoal Docente do Ensino Básico, por indicação da Direção Regional da Educação do Centro, no Conselho Municipal de Educação do Município da Figueira da Foz de 2003 até 2005.

Coordenei o Clube de Desporto Escolar desde 1999, com a participação de centenas de atletas nas modalidades de atletismo, basquetebol, dança, voleibol e ténis de mesa.

Representei oficialmente o Agrupamento de Escolas nos Projetos Socrates e Comenius.

Gosto muito de ler, escrever e pintar, bem como recriar e decorar espaços urbanos, particulares e públicos.

Pretendo escrever sobre a educação, promovendo um espaço de reflexão e debate, no meu blogue em:

Nesta viagem pelas “artes” sou um autodidata.

Espero e desejo mostrar, neste espaço novos e talentosos artistas.GD