O Museu do Ciclismo localiza-se no Concelho das Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, junto ao parque D. Carlos I.
Foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999 e reúne peças relativas à história do ciclismo no país.
É gerido pela Associação para o Desenvolvimento do Ciclismo (ADC). A ADC tem também como função a dinamização do ciclismo, a divulgação da história do ciclismo através da realização de ações de promoção da modalidade, recolha de espólio, registo histórico e formação técnico-pedagógica na área do ciclismo e no uso da bicicleta, dinamização de provas desportivas e ainda edições de publicações na área velocipédica.
A coordenação do museu está a cargo de Mário Lino, nome conceituado na história e promoção do ciclismo, no Concelho das Caldas.
Está patente, desde 30 de maio de 2009, no 1º andar do edifício, a Exposição de Ciclismo. É composta por documentos que datam de 1901 (“Cycloclub Caldense”), da I Porto-Lisboa (1911), das cinco primeiras provas da Volta a Portugal (1927 a 1934), e de personalidades contemporâneas do ciclismo.
Fomos acompanhados pelo ilustre anfitrião, Mário Lino, numa manhã de domingo, este teve a gentileza de abrir o museu para a nossa visita, e disponibilizou-nos todo o seu conhecimento e toda a paixão que tem com esta “casa museu”.